17 março

O gerenciamento da manutenção garante o bem estar dos pacientes

Quem pensa que um hospital ou clinica precisa apenas de uma equipe médica eficiente e qualificada, está realmente enganado. Equipes que atuam por trás do tratamento dos pacientes, como a equipe de manutenção, possuem igual importância ou até superior. Nenhum atendimento que depende de equipamentos hospitalares poderia ser executado com qualidade, e em tempo hábil, sem que a manutenção mantenha o bom funcionamento dos mesmos.

Por isso é muito importante realizar uma programação de manutenção hospitalar preventiva que deve ser seguida rigorosamente. Utilizando um sistema de gerenciamento e controle de manutenção que auxilie neste planejamento, o engenheiro de manutenção poderá extrair diversos resultados:

 

  • TMEF (Tempo médio entre falhas);
  • TMPR (Tempo médio para reparos);
  • Disponibilidade;
  • Custo de manutenção;
  • Tempo de parada;
  • Atrasos;
  • Tempo médio de atendimento;

 

Ao se implantar um sistema de manutenção preventiva de equipamentos hospitalares é necessário considerar a importância do serviço a ser executado e principalmente a forma de gerenciar a realização desse serviço. Não basta a uma equipe de manutenção simplesmente consertar um equipamento. É preciso conhecer o nível de importância do equipamento nos procedimentos clínicos, a que grupo ele pertence, estrutura, sobressalentes que podem ser substituídos, entre outras informações.

Todos esses dados vão auxiliar o técnico na análise de falhas, no conhecimento da urgência da realização do serviço, no estabelecimento de uma rotina de manutenção preventiva e na obtenção do nível de confiabilidade exigido, já que uma manutenção hospitalar inadequada poderá colocar em risco a vida do paciente.

A equipe de manutenção organiza a retaguarda da equipe médica garantindo a segurança operacional dos equipamentos, sempre racionalizando custo e tempo, sem esquecer o alvo principal, o paciente.

Mas, enfim, quais os profissionais que a Medical Center disponibiliza para assistência técnica?

 

TÉCNICO EM ELETRÔNICA

É o profissional capacitado para executar a manutenção corretiva e preventiva nos equipamentos eletrônicos. O técnico em eletrônica também é capaz de executar a montagem e calibrações específicas de todos os equipamentos. É uma das profissões mais completas e complexas de se trabalhar. Isso porque hoje em dia os aparelhos são complexos.

 

ELETROTÉCNICO

Capacitado para atividades de execução, manutenção de componentes e equipamentos eletroeletrônicos e automação industrial.

 

ENGENHEIRO INDUSTRIAL MECÂNICO

O engenheiro industrial acompanha o processo produtivo das empresas em praticamente todos os estágios, estudando os recursos tecnológicos, seu custo, viabilidade, instalação, manutenção e impacto ambiental.

 

ENGENHEIRO ELETRICISTA

Este profissional entende de tudo o que se refere aos sistemas de energia elétrica, eletrônica de potência, máquinas elétricas, equipamentos eletrônicos, controle de sistemas, proteção de equipamentos, fontes alternativas de energia, dentre outras atribuições.

 

PRODUTOS PARA SAÚDE E ASSISTÊNCIA TÉCNICA

Produtos e equipamentos hospitalares, laboratoriais, farmacêuticos, odontológicos e assistência técnica.

 

TELEVENDAS:

(69) 3441-4721

Av. Sete de Setembro, 2869

Centro – Cacoal-RO

Comentários